Tratamento para pombos
Tendo se adaptado para viver próximos ao homem, os pombos são aves perigosas e incômodas. Buscando constantemente abrigos e alimentos, esses animais podem vir a transmitir doenças para os indivíduos. Para evitar os prejuízos que podem ser ocasionados por estes seres, deve-se contratar um controle de pombos. No entanto, evitar um ambiente propício através de ações simples é uma forma de evitar riscos e infestações.
Há variadas maneiras de reduzir fatores atrativos para os pombos em um determinado local. Algumas medidas, como retirada de pontos de água, restos de alimento e locais para a criação de ninhos, são essenciais. Já preocupações como instalação de telas, proteção de grãos e plantações, entre outras, variam para cada local. Contudo, é essencial manter uma atenção recorrente, para que se evite a proliferação desses seres.
Em muitos locais é comum que haja pessoas, normalmente crianças ou idosos, que vão à parques alimentar aves. Por mais despretensioso que seja o ato, acaba atraindo mais aves, desregulando sua alimentação e acelerando sua reprodução. Logo, para que o controle de pombos seja feito adequadamente, deve-se evitar essa prática nos locais.
Além disso, a facilitação de alimentos para os pombos impede que estes busquem insetos e grãos na natureza. Mesmo que não pareça nada demais, essas aves ajudam a controlar as populações de insetos e na propagação de sementes. Ou seja, inibir a presença de restos de comida, frutas no chão e outros é essencial para apoiar o controle de pombos.
Por mais cruel que pareça, o impedimento de um ambiente favorável para os pombos é necessário. Esses animais transmitem doenças como criptococose, histoplasmose, clamidiose e dermatites, que afetam drasticamente a saúde dos indivíduos. Muitas vezes, esse tipo de contágio ocorre inesperadamente através da inalação de poeira de fezes, ou ingestão de alimentos contaminados.